sexta-feira, 29 de julho de 2016

Governança de TI.

Para entender o que é Governança de TI, primeiramente precisa-se compreender o conceito de Governança Corporativa. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa define Governança Corporativa como:
Governança Corporativa é o sistema pelo qual sociedades e empresas são geridas, administradas e monitoradas, no que tange às relações profissionais entre acionistas, conselho administrativo, diretoria, conselho fiscal e auditorias independentes, visando aumentar o valor da sociedade, facilitar o acesso ao capital e garantir a longevidade da empresa.”.
Segundo o Information Technology Governance Institute (ITGI), “governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização.”
Observando as duas definições, percebe-se que Governança Corporativa está relacionado com o direcionamento e monitoramento da gestão da instituição. Já a Governança de TI tem foco no direcionamento e monitoramento das práticas de gestão e uso da TI em uma organização. Com isso o grande desafio para um governante de ti é tentar mostrar que a TI não serve apenas como uma área de suporte ao negócio, mas sim que ela pode ser parte fundamental na estratégia da organização.

Referências

[1] Oficina da net disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/12712-o-que-e-governanca-de-ti. Acesso em: 29 de Julho de 2016.
[2] Venki disponível em: http://www.venki.com.br/blog/governanca-de-ti/. Acesso em 29 de Julho de 2016.

[3] Portal TCU disponível em: http://portal.tcu.gov.br/comunidades/governanca-de-ti/entendendo-a-governanca-de-ti/. Acesso em 29 de Julho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário